Saw Services Limitada – A abrir portas para serrações em Moçambique com a Wood-Mizer
18.09.2023
À medida que a indústria da serração continua a crescer em Moçambique, o representante local da Wood-Mizer, a Saw Services Limitada (LDA), dá um apoio valioso a serrações em todo o país. A relação entre a Saw Services e a Wood-Mizer, com início em 2014, beneficiou tanto empresas como os seus clientes. Em 2024 assinala-se uma década de parceria comercial bem-sucedida em Moçambique.
"Moçambique é um local difícil para trabalhar e ainda mais para as serrações", diz Mark Thompson, líder da Wood-Mizer para África. "Além do desafio diário de levar troncos para as serrações devido à vastidão do país e à localização da madeira, a situação torna-se mais intensa quando as serras avariam em áreas isoladas. O dinheiro no banco depende da existência de apoio eficaz para que as serras voltem a funcionar. A equipa da Saw Services fornece conhecimentos especializados vitais e apoio que são a força vital destes negócios."
Um negócio de família
Quando a Saw Services iniciou actividade em 2003, a situação difícil da economia fazia com que Moçambique não fosse um destino de negócios promissor. Vinte e nove anos depois do fim da Guerra da Independência de Moçambique, quase não havia serviços essenciais e o comércio estava lento devido à incerteza política contínua. Longas distâncias, estradas em más condições e um sector da serração quase inexistente em Moçambique significavam que John Weeks e Richard Bramford, proprietários da Saw Services, tinham de desenvolver o negócio a partir do zero antes de gerar lucro.
Ultrapassar estes desafios não era novidade para o reparador de serras de terceira geração, John Weeks, e o seu parceiro de negócios e cunhado, o empresário Richard Bramford. Esta dupla, originalmente do vizinho Zimbabué, deixou o país instável em busca de novos empreendimentos comerciais.
Tendo sediado a empresa em Chimoio, Moçambique permitiu que eles viajassem entre os países, visto que as suas famílias ainda residiam no Zimbabué. "Começámos por produzir a nossa própria gama de serras, mas enfrentámos desafios na manutenção da coerência em termos de volume e qualidade, devido a capacidades de produção limitadas no período pós-guerra em Moçambique", disse Weeks. "Voltámo-nos para o retalho, com o foco em ter sempre stock suficiente, preços justos e em prestar o melhor serviço e apoio pós-venda possível."
Um convite da Wood-Mizer em 2014 para representar a marca em Moçambique deu à empresa o impulso de que precisava, explicou Bramford. "Trabalhar a partir da base sólida que a Wood-Mizer fornecia foi uma vitória vital para nós. Isto, em conjunto com a nossa parceria com o fornecedor de produtos florestais Husqvarna e com a manutenção das nossas ligações ao sector da engenharia automóvel, acrescentou ainda mais ímpeto.
Crescimento e expansão contínuos
A Saw Services iniciou as suas operações a partir das suas filiais em Chimoio e Beira. O rápido crescimento da empresa e a necessidade de dar apoio a novos clientes da Wood-Mizer noutros locais do país, fez com que fosse necessário adicionar filiais à rede.
Seguiu-se a abertura de filiais em Beira, Nampula, Lichinga, Maxixe e Maputo, tendo a última adição sido em Vilanculos, ampliando o alcance da Saw Services LDA da região Centro de Moçambique para o Norte e o Sul do país. "As distâncias são longas e as viagens são desafiadoras. Por isso, é importante que as filiais estejam perto dos clientes", disse Weeks. "Situámos as nossas filiais nessas áreas para que as serrações possam ter acesso ao apoio de que precisam e possam ver a diferença do serviço da Wood-Mizer."
Weeks explica que a exploração de gás perto de Pemba é uma excelente oportunidade para as serrações fornecerem essa indústria com madeira serrada. Há também muitas plantações perto do Lago Niassa que ficam perto de Lichinga. As serrações vão beneficiar dos novos centros de serviços em ambas as cidades.
Distribuição de edifícios e centros de serviços
Chimoio, a capital da província central de Manica em Moçambique e a quinta maior cidade do país, serve de centro de distribuição para a central da Saw Services, com a distribuição secundária a ocorrer agora também fora de Maputo. A partir dali, todas as outras filiais são apoiadas com o foco principal em ter stock pronto para garantir o mínimo de atrasos em caso de avaria.
Novas lâminas, peças suplentes, consumíveis, vendas de máquinas novas, lâminas reafiadas e outras ferramentas, juntamente com equipas de reparação técnica e serviços de formação, fazem parte do conjunto total de serviços disponibilizados às serrações por parte das filiais da Saw Services em todo o país.
Para ultrapassar barreiras linguísticas e lacunas em competências técnicas, a empresa dá ênfase à importancia de ter pessoal técnico que fale português para dar assistência aos protocolos relativos a avarias, formação, vendas e manutenção de lâminas. As serrações são incentivadas a investir em equipamento de manutenção de lâminas, o que torna menos dispendioso afiá-las, bem como a expandir a produção usando máquinas de processamento secundário como desdobradoras e aparadoras.
"As máquinas da Wood-Mizer são produtos muito técnicos para se vender e são equipamentos dispendiosos em Moçambique. Precisamos de prestar o nível de suporte certo", disse Weeks. "A nossa estrutura de preços é também muito favorável quando comparada com produtos importados. Mas a nossa capacidade de entregar uma serra directamente a um cliente sem que ele precise de organizar o transporte e lidar com tarifas de importação, funcionários aduaneiros e longas filas na fronteira, dá-nos uma vantagem."
Weeks e Bramford destacam a vantagem de representar uma marca que é bem conhecida e amplamente respeitada em África. "A Wood-Mizer é considerada o termo comparativo para a excelência no sector da serração em África. Os preços e modularidade da gama permitem que as serrações invistam numa serra de nível inicial e se expandam à medida que os seus orçamentos crescem. A gama de serras LT15 da Wood-Mizer é especialmente popular em Moçambique. A sua relação qualidade-preço é excelente e suporta bastante mais do que o seu peso. As serrações desenvolvem todo o seu negócio em torno da gama LT15."
Embora a Wood-Mizer tenha as opções de gasolina, gasóleo e energia eléctrica disponíveis, a Saw Services conclui que as máquinas eléctricas são muito populares, visto que Moçambique possui bastante energia gerada por via hidroeléctrica.
Novas oportunidades de crescimento
Olhando para o futuro, Weeks e Bramford vêem potencial nos projectos de reflorestação em Moçambique, que vão reduzir a dependência que o país tem em relação às espécies autóctones e, em vez disso, colocam a ênfase no pinheiro e no eucalipto de plantio.
A empresa norueguesa de silvicultura Green Resources estabeleceu vastas áreas florestais nos distritos de Lichinga, Chimbunila, Lago, Sanga, Muembe, Mandimba e Ngaúma. Se for possível manter este ímpeto e que seja expandido para outras partes por produtores mais comerciais, a dupla da Saw Services vê grande potencial para as serrações em Moçambique.
Mark Thompson, líder da Wood-Mizer para África, destaca também o potencial de as serrações processarem madeira de coco em tábuas. A madeira de coco tem características únicas que a tornam ideal para pavimentos e os mercados internacionais estão dispostos a pagar mais. "O teor elevado de sílica ou areia na madeira de coco não é um desafio para as serras da Wood-Mizer. A nossa gama de serras de fita foi concebida para cortar qualquer madeira, estando o equipamento para reafiar disponível através da Wood-Mizer para os seus clientes, de modo a restaurar as lâminas ao seu estado original, de modo profissional, antes do próximo corte.”
Posicionada para o sucesso
Weeks atribui o sucesso da Saw Services à diversidade e a parcerias fortes. "Estamos a ter sucesso em Moçambique porque oferecemos vários serviços e produtos. Também beneficiamos de parcerias com fortes aliados comerciais como a Wood-Mizer para impulsionar ainda mais o sucesso da nossa empresa."
Um espírito resiliente, um compromisso de tornar os produtos disponíveis a nível local e as parcerias com as principais marcas positcionam a Saw Services Limitada de forma perfeita para a próxima década de crescimento das serrarias em Moçambique.